16 de jun. de 2010

Warbonnets

Embora warbonnets sejam o tipo mais conhecido de cocar indígena hoje em dia, no passado eles eram usados apenas por uma dúzia de tribos na região das Grandes Planícies, como os Sioux, Crow, Blackfeet, Cheyenne, e Cree. Na primeira foto, você pode ver o famoso Sitting Bull, chefe Sioux, ao lado do não menos famoso Buffalo Bill, vestindo um trailer warbonnet (cocares com uma linha simples ou dupla de penas de águia, descendo ao longo de uma calda até o chão).



Na segunda foto, halo warbonnets (Cocares com penas de águia são posicionadas ao redor do rosto em forma oval).



A terceira fotografia mostra um índio Blackfoot vestindo um straight-up warbonnet (mais altos e estreitos, têm as penas de águia colocadas em pé.)



Os três tipos foram feitos com penas retiradas da cauda de águias douradas, e cada uma delas foi conquistada por um ato de bravura. Entre outras razões, as penas usadas eram de águias porque elas representavam proteção, riquesa, prudência, força e espiritualidade.

Além das penas, warbonnets eram muitas vezes decorados com peles de animais, como cavalo ou coelho, e ainda adornados com beadwork.

Estes cocares eram de uso exclusivo de chefes e grandes guerreiros. Mulheres não podiam usar, mesmo aquelas que participavam de guerras e foram chefes tribais.

As vezes os índios usavam estes warbonnets em batalhas, mas geralmente prefiriam usá-los em festas e ocasiões especiais.

Uma coisa é certo, os trailers warbonnets nunca foram usados no campo de batalha. Seria impossível lutar!

A partir de 1800, os nativos de outras tribos começaram a usar warbonnets iguais a estes. Isto ocorreu porque muitas tribos nativas americanas foram deslocadas para Oklahoma e outros territórios indígenas durante esta época. Com isso, as tribos que viviam distantes passaram a adotar alguns costumes de seus novos vizinhos. Na maioria dos casos, as penas não tinham o mesmo significado para estas tribos, que as viam apenas como uma questão de moda. Mas para os índios das Planícies, as penas eram uma prova sagrada de honra e coragem, e que eram capazes de contar a história de vida de quem às portava. Muitas penas, muito feitos e honrarias. Nenhuma pena, nada de importante feito.

Penas de águias ainda são usadas por nativos americanos que servem nas forças armadas americanas.

Bem, agora posto algumas fotos destes cocares:

Este é da tribo Cherokee


Crow


Tribo desconhecida (reparem que neste aqui as penas vão até o chão dos dois lados)


Desconhecido



Desconhecido



Desconhecido



Desconhecido



Desconhecido



Desconhecido



Vista traseira



Desconhecido



Desconhecido



Desconhecido



Sioux



warbonnet do chefe Sioux Iron Tail



Sioux



Sioux



Por hora é só.

Forte abraço!

2 comentários:

  1. THESE IMAGES ARE BEING USED WITHOUT PERMISSION OF NATIVE ARTS TRADING LIMITED. THESE IMAGES ARE COPYRIGHT OF NATIVE ARTS TRADING LIMITED.

    THIS BLOG HAS BEEN REPORTED TO GOOGLE FOR COPYRIGHT INFRINGEMENT.

    Web site by Barry Holton / Barbazza Production for Native Arts Trading Limited © 1998 - 2010 All content within the Native Arts Trading web site including artwork & photographs may not be utilized in any manner - copied or published, without the written permission from Native Arts Trading Limited

    © Native Arts Trading Limited 2010 - cochise@naiveartstrading.com

    ResponderExcluir
  2. REMOVE OUR COPYRIGHTED IMAGES FROM YOUR BLOG!

    ResponderExcluir