Mostrando postagens com marcador Figuras prontas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Figuras prontas. Mostrar todas as postagens

16 de abr. de 2010

Mandan Indian - 1:9 - La Meridiana Miniatures







Este foi um trabalho que fiz relativamente rápido, em umas 2 semanas. Logo quando o vi no site do fabricante me encantei. Não pela escultura em sí, mas por representar um índio de uma tribo pouco conhecida. A escultura é de Carles Vaquero, que até então não tinha visto nenhum trabalho. Hoje tenho dois outros bustos dele na lista de futuras compras, pois são muito bonitos.
Bem, neste busto fiz uma pequena e importante mudança na hora de pintar a pele. Usei, como de costume, tinta acrilica na base. Revell número 36135 de nome Flesh. Misturei raw umber, burnt siena, yellow ocre (tem um pouco de preto na fórmula), e uma pitada de preto e outra de vermelho, as novidades que me referi. Fica uma cor de chocolate amargo, mas escura do que a mistura "original". E na hora de tirar o excesso, não tirei tudo não. Passei um pano, dei umas pinceladas para tirar de onde o pano não conseguiu tirar, limpei de novo... até estar uns 90% retirado. Ai espalhei de forma homogenea com um pincel flat o pouco que restou. Claro que esta mistura é para peles mais escuras, como a dos índios.
Posso dizer com segurança que foi uma mudança bastante satisfatória e que fez toda a diferença.
Sobre a figura em sí, uma escultura que nada tem de espetacular. É bonita, mas só. E veio com muitas coisas para corrigir, rebarbas chatas e em lugares complicados. Não no busto, parte de resina, mas nos penduricarios. Tanto é que quebrei duas partes deste de cor branca e preta. A sorte é que eu tinha duas figuras iguais em casa, então peguei na outra caixa a peça e refiz o trabalho de limpeza tomando mais cuidado. E não achei que ficou 100%, não.
Até a próxima!

Cheyenne Dog Soldier - 1:10 - Frank Miniatures






Estas são as fotos do busto finalizado! Por eu ter ficado alguns dias em casa sem trabalhar, consegui dar uma ripa danada nesta figura. Devo ter levado duas semana para concluí-la, mesmo com tantas penas. E o curioso é que não foram coladas todas as 168 penas que vieram no kit. Como disse em outro post, tive que fazer vários outros furos na cabeça dele, uma vez que poucos vieram com profundidade suficiente para colar direitinho, e ainda furar desde o início mesmo. Desta forma pude escolher onde furar, e depois de um tempo percebi que toda a área já estava tomada deles, e se eu fizesse mais alguns iria ficar demais. Além do fato de ter ficado com receio de não ter pena suficiente no final. Bem, foi ao contrário. Sobraram umas 10 ou 15. Vendo a forma como ficou, penso que a quantidade de penas está bem satisfatória, e se tivesse colado todas talvez ficasse cheio demais, sei lá.
No início pensei em pintar todas as penas e colá-las antes de pintar o resto do busto, pois achei que se algo desse errado neste processo poderia estragar com todo o resto, me levando a ter que refazer uma ou outra coisa. Mas depois desisti, acabei pintando as penas por último. E penso ter tomado a decisão correta.
Para as penas usei tinta preta fosca da Acrilex, número 520. Para as luzes misturei branco com um pouco de Bright Red, da W&N, fazendo um rosa. Ai foi só fazer um dry de leve em todas elas.
Até mais!

Sioux Indian - 1:10 - Young Miniatures







Este é sem dúvida um busto fabuloso. Uma escultura perfeita, rica em detalhes, uma pose bastante interessante e com uma expressão facial linda. Não podia deixar de pintar este Sioux jamais!
O trabalho foi feito em duas etapas, separadas por uma escultura que estava fazendo de um outro busto. Posto as fotos do cacique Afukaka da tribo kuikuro mais para frente.
A segunda etapa foi, na verdade, para ajustar alguns detalhes e terminar outros. O cabelo, por exemplo, foi uma das coisas que terminei por último.
Usei tintas de várias marcas, como Vallejo e Model Master. Rembrandt e W&N para as tintas óleo.
Buscando referências de warshirts na internet, encontrei uma que foi usada pelo grande chefe sioux Crazy Horse. Atenção para estes "fios" pretos dependurados, são cabelos retirados pelo ato do escalpo.
Abs.

Sioux Warrior - 54mm - Andrea Miniatures







Este Sioux foi um trabalho que me deu muito prazer. Foi a segunda figura 54mm que pintei depois de alguns bustos, ou seja, estava com um certo medo de encarar uma escala tão menor. Mas fui em frente e, na medida que os passos foram sendo dados, oba!, estava se tornando bom demais.

Achei esta escultura fantástica, vários detalhes bem feitos e rosto na medida certa.
Como de costume, usei tintas acrílicas para pintar a figura toda. A pele, depois da base, fiz com tinta óleo. O terreno foi feito com cascalho de aquário moido. Gosto de fazer desta forma porque as pedrinhas nunca ficam do mesmo tamanho e algumas chegam a virar pó, o que é bem bacana para dar a textura de terra. Assim, consegui completar a base de metal que veio junto da figura de forma natural e sem que a textura do terreno ficasse diferente.

Tive a idéia de deixar parte do terreno alagado, algo como se um rio estivesse alí perto. Para isso, usei uma tinta da marca Hobby Cores de nome Clear Smoke (HCT-06). Ela pode ser usada para vidros de carros e afins para simular um vidro com insufilme, pois é transparente. Apliquei com pincél nas partes que escolhi em grandes porções, de maneira que ficasse parecendo uma poça. E a vegetação é natural, "roubada" do jardim da minha sogra.
Grande abraço!

Sioux Chief - 1:10 - Harton Miniatures





Outro busto concluido, um chefe Sioux. Impressiona pela quantidade de peças, não? São 58. Quatro peças são de resina e o resto de metal. Algumas linhas de molde foram encontradas por todas as peças, principalmente nas penas. Mas nada que umas duas horas não dessem conta. Utilizei tintas acrilicas de diversas marcas e óleo para a pele, inclusive nas pinturas de guerra, copiadas do box art. O escudo tirei de uma referência encontrada na net que, segundo consta, foi usada por Crazy Horse, grande chefe Sioux. Veja a foto do escudo original aqui. É o quarto de cima para baixo.

Gd abraço

Rainy Mountain Charlie- 1:10 - Poste Military





Assim que eu vi este busto em um site lá de fora fiquei apaixonado. Concordo que não é dos mais espetaculares bustos do mercado, não tem penas, plumas ou armaduras. Mas tem um índio velhinho com cara de safado que foi impossivel resistir.
Trata-se apenas de 6 peças: o dorso e a cabeça, cobertor/manta, cachimbo, chapéu, pena e a pequena base. Destes, apenas a pena e o chapéu são de metal, os outros são de resina. Tudo muito bem esculpido e com mínimas linhas de molde.
Apesar de ter concluido este trabalho há muito anos, me lembro de ter refeito 5 vezes o manto por não ter ficado satisfeito. No final achei melhor voltar e fazer a primeira opção que tinha feito. Hoje vejo problemas e faria diferente, mas foi um aprendizado enorme ter pintado este "velhinho".

Sitting Bull - 1:10 - Andrea Miniatures




Este trabalho foi minha estréia em duas coisas: primeiro busto e primeira vez que usei tinta a óleo para os efeitos de luz e sombra. Acredito que já faz mais de seis anos que tive o prazer de pintar este lindo busto da marca espanhola, então não me recordo de muitos detalhes quanto à montagem, rebarbas e imperfeições. Devem ter sido poucas, já que me lembraria se tivesse sido muito complicado. As penas sim foram trabalhosas, 29 peças para se lixar (pequenas rebarbas), aplicar primer, pintar e colar. Desafio enorme para quem nunca tinha pintado nada numa escala tão grande. Mas representou o início da minha paixão pelas figuras indígenas.

Para saber mais, clique.